sexta-feira, 22 de março de 2013

Adriano procura Palmeiras, e diretor não descarta abrir negociações


Adriano se despedindo do Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Adriano Imperador não joga há mais de um ano
(Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
O Palmeiras procura um reforço "de nome", que tope encarar o desafio de conduzir o time na Série B e tenha alto potencial de exploração de imagem com o departamento de marketing do clube. E Adriano pode ser esse jogador.
O Imperador em pessoa ligou para o José Carlos Brunoro, diretor executivo do Palmeiras no começo do ano. Adriano disse a ele que via no Palmeiras uma excelente maneira de se recuperar para o futebol e perguntou se havia o interesse do clube paulista.
Brunoro ouviu atentamente, e então foi conversar com o presidente Paulo Nobre, que ficou entusiasmado com a possibilidade, desde que o atleta mostre que tem condições de jogo.
Brunoro não descarta abrir negociação com o Imperador, apesar de ele não jogar desde 4 de março do ano passado, quando ainda defendia o Corinthians. O atacante está sem clube desde outubro, quando parou de treinar no Flamengo.

– Desde o primeiro contato, ele não me procurou mais. Não chegamos a discutir valores, tempo de contrato, nada – emendou.
– O Palmeiras tem interesse em grandes jogadores e ele, inteiro, se enquadra nisso. Se o Adriano me provar que está totalmente recuperado e que ainda tem projetos de carreira, pessoal e financeiro, nós aceitaríamos conversar – disse Brunoro.
O Palmeiras faria diferente de Corinthians e Flamengo, últimos clubes que tentaram recuperar o jogador. O atleta faria todo o trabalho de recuperação física e emocional por conta própria. Só a partir daí seria discutido um acerto salarial, que deveria ocorrer dentro da nova filosofia do clube, que passa por dificuldades financeiras - os direitos de imagem do técnico Gilson Kleina e de vários jogadores estão atrasados.
O Palmeiras seria o terceiro clube paulista na carreira do jogador. O primeiro foi o São Paulo, clube que defendeu por seis meses em 2008, quando passava por problemas no Internazionale de Milão. Disputou 28 partidas e marcou 17 gols.  Depois, defendeu o Corinthians no ano passado, com oito jogos disputados e dois gols.

Criciúma acerta com meia Daniel Carvalho, que estava sem clube


Daniel Carvalho desembarque Palmeiras (Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press)Daniel Carvalho foi dispensado do Palmeiras
no fim do ano (Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press)
Meio-campista que defendeu Internacional, Palmeiras e Atlético-MG e com título da Copa da Uefa de 2005 (atual Liga Europa) no currículo, Daniel Carvalho é o mais novo contratado pelo Criciúma. O clube catarinense anunciou na tarde desta sexta-feira que o jogador está no Heriberto Hülse e faz exames médicos. A expectativa é de que ele seja apresentado no começo da próxima semana.

O meia de 30 anos estava sem clube desde o final do ano. Daniel Carvalho defendia o Palmeiras e não estava nos planos do time para a atual temporada. O jogador espera pela aprovação nas avaliações médicas para assinar contrato com o Tigre até o final do ano. De acordo com o gerente executivo de futebol Cícero Souza, o Criciúma enfrentou concorrência até acertar com o jogador que estava desempregado.

- O Daniel Carvalho deve ser apresentado na próxima semana, com certeza. Tivemos algumas informações de que alguns clubes estavam atrás do atleta também. Mas tivemos capacidade de convencê-lo que tínhamos um bom projeto para que viesse para cá – disse o dirigente do time catarinense.
O Criciúma pretende inscrever o jogador até segunda-feira, data que finda o prazo de contratações dos clubes para o Campeonato Catarinense. Natural de Pelotas (RS), o jogador iniciou a carreira no Internacional. Do estado gaúcho foi para a Rússia, onde seria campeão da Copa da Uefa, em 2005. Foram cinco temporadas no CSKA de Moscou. A volta ao futebol brasileiro, no entanto, não teve o bom desempenho quando defendeu Atlético-MG e Palmeiras.

Daniel Carvalho é o quinto jogador contratado pelo Criciúma nesta temporada que já atuou pelo Palmeiras. É o terceiro que estava na equipe rebaixada no ano passado e desembarcou no Heriberto Hülse. O volante João Vitor e o zagueiro Thiago Heleno foram liberados pelo clube paulista no final do ano. No elenco atual do Tigre os meias Élson e Ivo também defenderam as cores do clube do Palestra Itália
.

Paulo Autuori aceita desafio e assume o comando do Vasco


Paulo Autuori Qatar 2008 (Foto: AFP)Paulo Autuori será o novo técnico do Vasco
(Foto: AFP)
Menos de 48 horas depois de anunciar a demissão de Gaúcho, o Vasco garantiu seu substituto. Opção inicialmente avaliada como a mais difícil, Paulo Autuori acertou para ser novo técnico cruz-maltino. O anúncio oficial acontecerá ainda nesta sexta, e ele será apresentado neste sábado, em São Januário.
A contratação de Paulo Autuori é considerada uma dupla vitória do Vasco. Além de acertar com um profissional recheado de títulos de expressão e com a experiência necessária para conduzir um grupo em crise, a diretoria, de quebra, garante a permanência de Ricardo Gomes. Afinal, Autuori condicionou sua ida para o Vasco à manutenção do diretor técnico, que na última quinta-feira chegou a anunciar ao presidente Roberto Dinamite que abandonaria o cargo, mas foi demovido da ideia.
Embora seja um técnico considerado caro, Paulo Autuori nunca colocou a questão salarial como um impedimento para aceitar a proposta do Vasco. Sua preocupação foi sempre com o projeto a ser oferecido e as perspectivas futuras do clube, que vive grave crise financeira. Ele chega a São Januário com o auxiliar Renê Weber e com o preparador físico Gilvan Santos.
Primeiro trabalho no Brasil desde 2009
Assim, Paulo Autuori marca sua volta ao Brasil após quatro anos no Qatar, onde dirigiu as seleções olímpica e principal do país. Seu último trabalho em território nacional foi no Grêmio, em 2009.
Aos 56 anos, Paulo Autuori, nascido no Rio de Janeiro, tem um currículo que conta com duas Libertadores (Cruzeiro, em 1997, e São Paulo, em 2005), além de um Mundial de Clubes (também com o São Paulo). Ele se tornou conhecido em 1995, ao comandar o Botafogo na conquista do Campeonato Brasileiro.
Além do destaque no futebol brasileiro, Autuori também trabalhou em outros países. Foram seis clubes em Portugal, entre eles o Benfica, duas equipes no Peru - onde foi bicampeão nacional (em 2001, pelo Alianza Lima, e em 2002, pelo Sporting Cristal) e assumiu a seleção do país - e dois clubes e as seleções no Qatar. No Japão, ele treinou o Kashima Antlers, em 2006. No currículo vasto, ele ainda teve passagens por Santos, Flamengo e Internacional, onde não faturou títulos.

Galatasaray prepara oferta milionária por Robben, diz jornal alemão

Robben chegou ao Bayern em 2009 e conquistou uma Copa da Alemanha, uma Supercopa e um Campeonato Alemão
Ver foto
Getty Images - Robben chegou ao Bayern em 2009 e conquistou uma Copa da Alemanha, uma Supercopa e um Campeonato Alemão


Depois de contratar Sneijder e Drogba, o Galatasaray pretende se reforçar com mais uma estrela. Segundo o jornal alemão "Bild", o alvo da vez é o meia Arjen Robben, do Bayern de Munique.
De acordo com a publicação, o clube turco planeja fazer uma proposta pelo jogador holandês, que tem vínculo com o time bávaro até 2015. Os valores da negociação, no entanto, não foram revelados.
Robben chegou ao Bayern em 2009 e foi importantíssimo na campanha do título da Bundesliga em 2010.

Manchester United acerta a contratação do zagueiro Garay, segundo jornal


Titular e um dos destaques do Benfica, Garay jogará na Inglaterra a partir da próxima temporada
Ver foto
Getty Images - Titular e um dos destaques do Benfica, Garay jogará na Inglaterra a partir da próxima temporada

O Manchester United acertou a contratação de Ezequiel Garay, do Benfica. De acordo com o jornal "AS", os ingleses vão desembolsar 20 milhões de euros pelo zagueiro do clube português. O Real Madrid terá direito a 50% do valor da negociação.
Um dos destaques do Benfica na temporada, Garay é visto por Alex Ferguson como o substituto ideal para Ferdinand em Old Trafford. Além dos Diabos Vermelhos, o Barcelona estaria interessado na contratação do argentino.

CBF divulga tabela do Brasileirão 2013 sem clássicos na reta final


A CBF divulgou nesta sexta-feira a tabela básica do Brasileirão 2013. A primeira rodada está marcada para o dia 26 de maio e tem três confrontos entre cariocas e paulistas: o Vasco enfrenta a Portuguesa, o Corinthians recebe o Botafogo, e o Santos duela com o Flamengo. Os locais e os horários dos jogos ainda não foram divulgados.

Haverá intervalo de um mês entre a quinta e a sexta rodada. Entre os dias 9 de junho e 7 de julho, o campeonato ficará paralisado por causa da realização da Copa das Confederações no país.
As duas últimas rodadas, diferentemente das edições de 2011 e 2012, não terão clássicos regionais. A 38ª jornada do Brasileirão será no dia 8 de dezembro.
Confira os jogos da primeira e da última rodada:
Primeira rodada - 26 de maio
Vasco x Portuguesa
Fluminense x Atlético-PR
Corinthians x Botafogo
Vitória x Inter
Grêmio x Náutico
Ponte Preta x São Paulo
Criciúma x Bahia
Cruzeiro x Goiás
Coritiba x Atlético-MG
Santos x Flamengo

Última rodada - 8 de dezembro
Botafogo x Criciúma
Flamengo x Cruzeiro
São Paulo x Coritiba
Bahia x Fluminense
Inter x Ponte Preta
Goiás x Santos
Náutico x Corinthians
Atlético-MG x Vitória
Atlético-PR x Vasco
Portuguesa x Grêmio

Eto'o tem medo de ser envenenado e não come com seus companheiros de seleção



Principal jogador de Camarões, atacante vem sofrendo ameaças de morte por parte da federação local
Ver foto
Getty Images - Principal jogador de Camarões, atacante vem sofrendo ameaças de morte por parte da federação local
O veterano Eto'o, do Anji, que está com a sua seleção para enfrentar Togo, pelas Eliminatórias Africanas, concentra-se normalmente com os seus companheiros, mas não faz a refeição com eles. Motivo? O jogador tem medo de ser envenenado.
Há algum tempo, o atacante fez algumas declarações ofensivas à Federação Camaronesa de Futebol, chamando os dirigentes de incompetentes e corruptos. Depois disso, ele garante que a relação tem sido cada vez pior.
- A Federação quer me assassinar. Recebi ameaças de morte e vivo protegido por seguranças. Não como com os meus companheiros para evitar que coloquem veneno na minha comida - disse o capitão dos Leões Indomáveis.
Eto'o deve se despedir da seleção na Copa de 2014, caso Camarões se classifique.

Confira a lista de artilheiros do ano:


Prêmio Friedenreich 21/03 (Foto: Editoria de Arte)
Prêmio Friedenreich 21/03 (Foto: Editoria de Arte)
O PRÊMIO
O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.
O HOMENAGEADO
Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.
OS VENCEDORES
2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols
montagem Leandro Damião Neymar Jonas Tardelli Keirrison artilheiros (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)