sexta-feira, 12 de abril de 2013

Time da Champions League inaugura a Arena com o Náutico


Ao que tudo indica, o amistoso internacional que o Náutico disputará em 22 de maio, no jogo festivo para a inauguração da Arena Pernambuco, será contra o Schalke 04 da Alemanha.
O Schalke 04 tem um ótimo time e está em quarto lugar no campeonato alemão, na zona que classifica para a UEFA Champions League.
Na atual temporada da Liga dos Campeões o Schalke chegou às oitavas de final.
A Fifa tem interesse no sucesso desse evento, e com isso tem ajudado para a realização desse jogo, já que o campeonato alemão (Bundesliga) termina dia 18/05, fazendo com que os jogadores titulares cumpram seu último compromisso antes das férias.
A segunda opção é o Olympique Marseille, apesar de que o campeonato francês só termina dia 26 de maio, e o clube está em segundo lugar, disputando o título com o PSG.
Por orientação da FIFA, o jogo inaugural da Arena Pernambuco não será um clássico local.

A Liga dos Campeões da Europa pode ter uma inédita final entre os rivais Barcelona e Real Madrid ou um clássico entre os alemães Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Em sorteio realizado na manhã desta sexta-feira na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça, as bolinhas com os nomes dos clubes colocaram frente a frente os times espanhóis e germânicos nos duelos das semifinais. Mais uma oportunidade para duas das principais potências do continente nos últimos anos medirem forças*.


 A Liga dos Campeões da Europa pode ter uma inédita final entre os rivais BarcelonaReal Madrid ou um clássico entre os alemães Bayern de Munique eBorussia Dortmund. Em sorteio realizado na manhã desta sexta-feira na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça, as bolinhas com os nomes dos clubes colocaram frente a frente os times espanhóis e germânicos nos duelos das semifinais. Mais uma oportunidade para duas das principais potências do continente nos últimos anos medirem forças*.
O Barcelona enfrenta o Bayern de Munique, com a vantagem de decidir em casa, no Camp Nou. O confronto abre e fecha a fase, nos dias 23 de abril e 1º de maio, e tem como curiosidade envolver o ex e o futuro time do treinador catalão Guardiola, de férias até julho, quando assume o comando da equipe alemã. Na outra chave, o Real Madrid duela com o Borussia Dortmund, primeiro atuando fora de casa, no Westfalenstadion, dia 24 deste mês, fazendo o jogo de volta no Santiago Bernabéu, dia 30.

Na última temporada, Bayern e Chelsea impediram a decisão entre Barcelona e Real Madrid na Champions. Nas semifinais, o time alemão eliminou os merengues, enquanto a equipe inglesa, campeã na final disputada na Allianz Arena, tirou os catalães do torneio.
Lizarazu bayern de munique e Zubizarreta Barcelona sorteio liga dos campeões (Foto: Agência Reuters)Lizarazu, ex-jogador do Bayern, Zubizarreta, ex-goleiro e dirigente do Barça, posam em frente à 'orelhuda': duelo entre time alemão e equipe espanhola decide quem disputará a taça (Foto: Agência Reuters)
Até hoje, só três decisões foram entre times do mesmo país. Na temporada 1999/2000, o Real Madrid derrotou o Valencia por 3 a 0, no Stade de France. Na edição de 2002/03, o Milan superou o Juventus nos pênaltis, por 3 a 2, após empate por 0 a 0 em 120 minutos de partida no Old Trafford, na Inglaterra. Mais recentemente, em 2007/08, o Manchester United também precisou da disputa da penalidades máximas para ser campeão diante do Chelsea, ganhando por 6 a 5 após o placar de 1 a 1 ao fim da prorrogação, no estádio de Lujniki, em Moscou.
- É uma eliminatória entre duas grandes equipes, com estilos diferentes. O Bayern é um grande time, um clube poderoso. Tentaremos fazer o que sabemos: desfrutar do futebol. Esperamos voltar a Wembley, este lugar que é mágico para nós - disse Zubizarreta, ex-goleiro e diretor esportivo do Barcelona, referindo-se ao estádio londrino de Wembley, palco da final no dia 25 de maio, onde o time catalão foi campeão do torneio há duas temporadas, vencendo o Manchester por 3 a 1.
Real e Bayern levam a melhor no histórico dos confrontos pela Champions
Emilio Butragueno real madrid e Lars Ricken Borussia Dortmund sorteio liga dos campeões (Foto: Agência Reuters)Butragueno, dirigente do Real, e Lars Ricken, do
Borussia, também posam após a definição do
confronto no sorteio (Foto: Agência Reuters)
Real e Borussia estavam no mesmo grupo na fase inicial da atual Liga dos Campeões da Europa e se enfrentaram duas vezes. Invicto no torneio e com 100% de aproveitamento em casa, o time alemão venceu por 2 a 1 no Westfalenstadion e arrancou um 2 a 2 no Santiago Bernabéu. No histórico total do confronto pela competição, porém, a equipe espanhola tem vantagem: ganhou duas partidas, empatou três e só perdeu uma.
A última vez que Bayern e Barcelona se enfrentaram em jogos eliminatórios da Liga dos Campeões, nas quartas de final da temporada 2008/09, quando o time catalão levou a melhor, ganhando por 4 a 0 no Camp Nou e ficando no 1 a 1 fora de casa. Mas, no retrospecto geral do confronto pelo torneio, o time germânico leva a melhor, com três vitórias em seis duelos - foram dois empates e uma derrota apenas.
- O Barcelona é a referência para mim na Europa. Eles ganharam a Liga dos Campeões mais do que qualquer outra equipe nos últimos anos. São a melhor equipe da Europa no momento, com potencial de ataque fantástico. Jogamos contra eles em 2009 e sofremos uma surra. Lembro bem daquele jogo. Não é uma recordação boa, porque foi muito doloroso de assistir. No entanto, é uma excelente oportunidade para mostrar que temos melhorado muito desde então - disse Rummenigge, presidente do Bayern, lembrando-se da goleada sofrida em 2008/09, a única vitória do Barcelona no histórico do confronto.
Confira o retrospecto dos quatro semifinalistas da Champions:
BAYERN DE MUNIQUE
Participações em semifinais: 9 vitórias e 5 derrotas
Última participação nas semifinais: 2011/12 (eliminou o Real Madrid)
Campanha na atual edição da Liga dos Campeões: 7V, 1E, 2D (22 gols pró, 10 gols contra)
Artilheiro do time no torneio: Thomas Müller, 5 gols
BARCELONA
Participações em semifinais: 6 vitórias e 7 derrotas
Última participação nas semifinais: 2011/12 (foi eliminado pelo Chelsea)
Campanha na atual edição da Liga dos Campeões: 5V, 3E, 2D (18 gols pró, 10 gols contra)
Artilheiro do time no torneio: Messi, 8 gols
BORUSSIA DORTMUND
Participações em semifinais: 1 vitória e 2 derrotas
Última participação nas semifinais: 1997/98 (foi eliminado pelo Real Madrid)
Campanha na atual edição da Liga dos Campeões: 6V, 4E, 0D (19 gols pró, 9 gols contra)
Artilheiro do time no torneio: Lewandowski, 6 gols
REAL MADRID
Participações em semifinais: 12 vitórias e 11 derrotas
Última participação nas semifinais: 2011/12 (3-3 no total frente ao Bayern de Munique, 1-3 no desempate)
Campanha na atual edição da Liga dos Campeões: 5V 3E 2D 23GM 14GS
Artilheiro do time no torneio: Cristiano Ronaldo, 11 gols
* Diferentemente do que informamos, Espanha e Alemanha não foram finalistas da última Eurocopa, mas semifinalistas. A matéria foi atualizada com a correção às 9h52.