quinta-feira, 14 de março de 2013

Persistente e paciente, Chelsea vence Steaua e avança às quartas de final


O atual campeão europeu continua vivo. Baseado na rápida troca de passes e sem se desesperar em momento algum, o Chelsea venceu o Steaua Bucareste por 3 a 1 nesta quinta-feira, no Stamford Bridge lotado, em Londres, e se classificou para as quartas de final da Liga Europa. Mata abriu o placar no primeiro tempo, Chiriches empatou pouco antes do intervalo, mas John Terry e Fernando Torres garantiram o resultado necessário na etapa final após a derrota por 1 a 0 na Romênia.
Juan Mata Chelsea Steaua Bucareste (Foto: Reuters)Mata comemora o primeiro gol do Chelsea sobre o Steaua Bucareste (Foto: Reuters)
O sorteio das quartas de final será realizado nesta sexta-feira, logo após a cerimônia que definirá os confrontos da Liga dos Campeões. O GLOBOESPORTE.COM transmite os dois eventos ao vivo a partir das 7h50m (de Brasília).
  •  O Chelsea volta a campo pelo Campeonato Inglês no domingo, para enfrentar o West Ham, no Stamford Bridge, às 13h (de Brasília), pela 29ª rodada. Em quarto lugar, tem 52 pontos, a 19 do líder Manchester United. Dia 1º de abril, decide em casa a classificação na Copa da Inglaterra contra os Diabos Vermelhos, após empate por 2 a 2 no Old Trafford.
Belo gol e bobeada no primeiro tempo
O Chelsea contou com os retornos do capitão John Terry à zaga, ao lado de David Luiz, e do espanhol Fernando Torres ao ataque, no lugar da revelação Demba Ba, impedido de jogar porque já defendeu o Newcastle na Liga Europa. Na armação do meio-campo, Ramires e Oscar tiveram a companhia de um inspiradoHazard, Mata e Obi Mikel, destaque no empate do último sábado com o Manchester United, pela Copa da Inglaterra - o ídolo Lampard começou no banco.
Apesar da pressão inicial em busca do primeiro gol que daria mais tranquilidade para chegar ao resultado necessário, o Chelsea esbarrou na forte marcação à frente da área do time romeno. Tanto que o Steaua assustou primeiro, no contra-ataque, com Rusescu, aos 12, e Bourceanu, aos 16, dando trabalho a Cech. Os Blues responderam aos 22, numa conclusão de Obi Mikel que obrigou Tatarusanu a salvar no canto. Mas, aos 33, os ingleses abriram o placar, graças a uma jogada tramada pelos três brasileiros do time. Oscar roubou a bola no meio-campo, e David Luiz entregou a bola para Mata. O espanhol tabelou com Ramires, recebeu na área e chutou por baixo do goleiro. O chute saiu mascado e ainda bateu na trave antes de entrar.
Chelsea Steaua Bucareste (Foto: Reuters)Chiriches recebe o afago do companheiro pelo empate do Steaua Bucareste (Foto: Reuters)
Incansável na armação, Hazard fez bela jogada dentro da área e quase ampliou aos 39. Mas, o que parecia fácil se complicou ainda antes do intervalo. Aos 45, após cobrança de escanteio e bate-rebate na área, o zagueiro Chiriches aproveitou quase sem ângulo, chutando forte, sem defesa, para empatar.
Fernando Torres faz o gol da classificação, mas perde pênalti no fim
Benitez confiou na sua escalação inicial para buscar os dois gols no segundo tempo e não fez alterações no intervalo. Deu certo. Logo aos 13, o Chelsea ficou à frente novamente. Na lateral esquerda do ataque, Hazard cobrou falta na área, Terry se deslocou e cabeceou no cantinho, sem defesa. Pouco depois, Cech garantiu lá atrás de novo, em chute com efeito de Chipciu de longe.
Fernando Torres Chelsea Steaua Bucareste (Foto: Reuters)Na calma, Fernando Torres quase não vibra com o gol da classificação no Stamford Bridge (Foto: Reuters)
O gol da classificação saiu aos 26. Mata tramou bela jogada, saindo da direita para o meio e tocando. Hazard deixou a bola passar por baixo de suas pernas, desconcertando a defesa romena. Fernando Torres dominou e chutou cruzado, deixando o Chelsea na boa com o 3 a 1 no placar.
Os brasileiros Leandro Tatu e Adi Sobrinho entraram para ajudar o Steaua nos minutos finais. Mas foi o Chelsea que chegou mais perto do gol. Aos 40, Hazard entortou Lukas e foi derrubado na área. Fernando Torres acertou o travessão na cobrança. Mesmo com o desperdício, o resultado que garantiu a classificação foi administrado sem maiores sustos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário